A Bíblia, como livro aberto: 
Outubro 2002

la bible 

  O Senhor fez-te saber o que é bom 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

O Senhor fez-te saber o que é bom
 
"Porque o Senhor entrou em litígio com o seu povo, e vai pleitear com
Israel: Povo meu, que te fiz, ou em que te contristei ? Responde-me.
Tirei-te da terra do Egipto, livrei-te da casa da escravidão, e enviei,
diante de ti, Moisés, Aarão e Míriam. Com que me apresentarei ao Senhor, e me prostarei diante do Deus excelso ? Irei à sua presença com holocaustos, com novilhos de um ano ? Porventura o Senhor receberá com agrado milhares de carneiros ou miríades de torrentes de
azeite ? Hei-de sacrificar-lhe o meu primogénito pelo meu crime, o fruto das minhas entranhas pelo meu próprio pecado ? Já te foi revelado, ó homem, o que é bom, o sue o Senhor requer de ti: nada mais do que praticares a justiça, amares a lealdade e andares humildemente
diante do teu Deus." (Miqueias, 6, 1-8).
 
Velhas de vinte e oito séculos, estas palavras do profeta Miqueias
revestem-se de uma actualidade espantosa.
 
En quo t'ai-je fatigue?  Deus fala ao seu povo tal como se fosse um de nós a falar com uma pessoa amada; as suas críticas assumem o tom irónico: "Em que te contristei ?" A liberdade que vos dei é a sim tão difícil de aguentar ? As exigências da Aliança serão assim tão pesadas ? 
 
Deus não gosta de nos ver fatigados, desgostosos, sem saída. O seu Filho disse-nos: "Tomai o meu jugo; sim, o meu jugo é fácil e o meu fardo é leve." A palavra chave da sua mensagem é a "Felicidade !"
 
Temos uma grande tendência a imaginar Deus como se fosse uma divindade pagã: um ser soberano de orgulho desenfreado, que exige aos seus súbitos penosas acções, serviços escravos, e palavras lisonjeiras... O Deus de Jesus Cristo não nos propõe uma vida onde a virtude esteja relacionada com o tédio ou com a dor. É a nossa felicidade que lhe interessa: "Vai por ti !" disse ele a Abraão; é no teu interesse que te mantenhas de pé e que procures o caminho onde a tua vida fique plenamente realizada.
 
E para que esta busca não seja demasiadamente cansativa nem demasiadamente tateante, Deus dá-nos exemplos, guias, pioneiros da aventura espiritual: "Moisés, Aarão e Míriam." Miqueias teve muita razão ao referir-se a guias no plural, pois cada um tem os seus limites; guias homens e guias mulheres, com igual estatuto. Dieu donne les repères
 
Eis o que é novo nesta releitura dos acontecimentos do Exodo: um toque feminista inesperado !
 
Miqueias leva-nos de novo ao que é essencial na religião: não se trata de um conjunto de ritos e de observâncias praticadas em lugares e em tempos sagrados: " Com que me apresentarei ao Senhor ?" Deus não deseja ofertas e sacrifícios que não traduzem a disposição de um coração carinhoso. O que é importante ? " Nada mais do que praticares a justiça, amares a lealdade e andares humildemente diante do teu Deus."
 
Miséricordieux  Três actividades humanos que não podem ser dissociadas. Praticar a justiça sem amar a misericórdia poderia tornar-nos severos perante as fraquezas do próximo. Deus, o próprio, é o "Misericordioso".  
Manter-se de pé, em caminhada, como modestos peregrinos apoiados por um Deus que está, ele próprio, em caminhada, e que sabe a que ritmo é que nós o podemos seguir sem fatiga, eis uma boa maneira de corrigir a nossa imagem de um Deus juiz, que contabiliza os nossos comportamentos e as nossas falhas !
 
Mas esse Deus, esqueçê-mo-lo depressa !