Diário de Bordo: Junho 1999

Coisas da vida

Serão com os Kurdos

Filadélfia

Apoiar a democracia birmanesa

 

 

Bibliografia

Parténia em números

 

Archivos


Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

COISAS DA VIDA

 

Encontro marcado na esplanada de um café para despedida do pai de Mourad, que regressa a Argélia. Este homem na reforma tem muita dignidade. Respira bondade. Um sábio que muito estimo. Veio a França ao casamento do seu filho e conhecer a sua neta. Por respeito ao pai, Mourad não fuma. Também não bebe bebidas alcoólicas na sua presença.
"Mourad, diz-lhe o pai, tenho um reparo a fazer-te antes de partir. Tu não cuidas da tua filha. Não passas tempo suficiente com ela. Devias dedicar-lhe pelo menos meia-hora por dia. A tua filha conhece-me melhor a mim do que a ti". Mourad ouve respeitosamente. Não se defende. Mas
sabe que eu sou testemunha deste reparo. Chegou o momento de nos deixarmos. O pai abraça-me: todos os dias peço a Deus por si. Peça também a Deus por mim".
Um casal prepara-se para festejar os seus 70 anos de casamento! O que me espanta não é a questão da duração, é que eles continuem enamorados, atenciosos um ao outro. O amor não conhece a rotina. Continua novo.
Penso no que diz Soljénytsine: "O amor duradouro faz de um homem e de uma mulher seres benditos". Este casal é cristão com uma fé profunda. A mulher confidencia-me: "temos filhos divorciados, crianças que não são baptizadas... É difícil para nós. Mas tivemos que mudar, tornar-nos tolerantes. Se não mudássemos, os nossos filhos não viriam mais visitar-nos".
Pierre vai para o Brasil em missão junto dos pobres. Toda a sua vida obedeceu aos pobres. Conheci-o quando era capelão da Central de Clairvaux. Com 68 anos, podia pousar o saco e viver placidamente em Paris. Mas o apelo dos pobres leva-o a partir para um país que não conhece. Parte sem esperança de regresso para levar até ao fim a aventura do Evangelho. Talvez pela última vez partilhámos o pão e a amizade.

Top

FILADELFIA

 

Chegados de carro à noite vindos de Nova York, dormimos algumas horas numa pousada da juventude em Filadélfia. Somos uma delegação de 60 pessoas dos quais 12 alunos de liceu das juventudes comunistas.
Alcançámos o centro da cidade onde tem lugar a grande manifestação em favor de Mumia Abou Jamal condenado à morte em 1982 e sempre à espera nos corredores da morte. Filadélfia é a cidade dos Estados Unidos onde a justiça é conhecida como a mais racista. O governador da Pensylvania
disse que nos próximos meses assinaria o mandato de execução de Mumia.

Entretanto a multidão manifesta-se. Estou impressionado com a violência das comunicações. Num cartaz está escrito: "Moumia Abou Jamal, é cada um de nós". Os jovens franceses transbordam de vitalidade. É uma alegria estar com eles.

 

Top


SERÃO COM OS KURDOS

 

O grande anfiteatro da universidade de Marselha está cheio. Estão presentes muitos kurdos. Estão ainda sob o choque da prisão do seu líder Ocalan. Como todos os que tenho encontrado desde há anos, acho-os corajosos e orgulhosos da sua identidade. É um povo que não quer desaparecer. Na tribuna, tenho a vantagem de ser o último. Os advogados de Ocalan dão informações sobre a preparação do processo e todas as dificuldades e todas as dificuldades que podem encontrar diariamente.
Resta-me transmitir uma mensagem de paz e esperança. Porque não se aprisiona o destino de um povo.

Top

 

APOIAR A DEMOCRACIA BIRMANESA

 

As empresas Total-Fina têm negócios com o regime militar birmanês. A ditadura deste país é particularmente cruel. Há mais de 10 anos que os eleitos pelo povo são colocados em residência vigiada ou presos.

Pedem-nos para intervirmos junto das empresas que caucionam o poder estabelecido. Aung San Suu Kyi, prémio Nobel da Paz, dirige-nos esta mensagem: "Que a vossa liberdade possa servir a nossa". O Parlamento europeu apela às empresas europeias para deixarem a Birmânia. É proposta aos consumidores uma acção muito simples: não se abastecerem na Fina. É isso que dizemos aos automobilistas numa estação no centro de Bruxelas sob o olhar das câmaras.

Top


Partenia

Cartas

Diario do Bordo

Catecisme

Retrospective

Link

E-mail

 

Archivos :

Top


PS: Parténia em números, ano 1998

 

Número total de páginas apresentadas em sete línguas, durante um ano em WEB: 66 430
Número total de visitantes num ano: 114 000
Aumento dos visitantes num ano: 22.000
Média mensal de visitantes: 9 500
Número de e-mails recebidos por Dom Jacques Gaillot num ano: 2 500
Participantes activos no Forum de Partenia de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de 1998: 393
Número de e-mails recebidos por Webmaster num ano: 1460
 
 
 
 

Top