Diário de Bordo: Abril 1999

Os sem-abrigo ocupam um Hotel

Encontro em Retine (Bélgica)

A FNAC de Dijon

Na colegial de Dinant (Bélgica)

 

 

Bibliografia

Parténia em números

 

Archivos


Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

OS SEM-ABRIGO OCUPAM UM HOTEL

 

Cerca de vinte jovens ocuparam um hotel desabitado e em ruínas, no centro da cidade de Carcassonne. Não têm habitação, nem trabalho, nem recursos. Porém, estão acompanhados pelos seus cães e têm muitos projectos.
Querem continuar juntos e transformar o imóvel abandonado numa hospedaria social para jovens da rua. A seu pedido, fui a Carcassonne passar o dia com eles e manifestar-lhes a minha solidariedade. Todas as instâncias envolvidas, desde a perfeitura ao município, passando pelas associações e pela comissão de apoio, reuniram-se e decidiram organizar uma comissão directiva. No decorrer de uma reunião pública, o representante dos jovens tomou a palavra para apresentar o seu projecto de hospedaria social.
Fá-lo com convicção e precisão. Como não nos alegrarmos com isso! Se este projecto vier a realizar-se será uma "sorte grande" em França.

Top

A FNAC DE DIJON

 

Entre duas viagens de comboio, participo num debate da FNAC por ocasião da saída do meu último livro. O ambiente é de grande convívio: estamos à pinha, muito próximos e o debate respira liberdade. Muitas questões surpreenderam-me e fizeram-me interrogar. Por que é que alguns cristãos deixam a Igreja ficando apenas com o Evangelho? Estará a Igreja desadaptada enquanto o Evangelho permanece actual? Não acolherá a Igreja aqueles que se encontram em situações de marginalidade, enquanto com o Evangelho eles se sentem integrados? Não é isto estranho? A experiência ensinou-me que o Evangelho é abrupto e as palavras de Jesus ásperas. O Evangelho não dividirá?
 

Top


ENCONTRO EM RETINE (Bélgica)

 

O encontro está admiravelmente organizado. Estão reunidas cerca de 700 pessoas. Nas partilhas descubro o sofrimento que alguns padres e leigos suportam da parte da Igreja. Não há agressividade mas uma decepção profunda. É bom que este sofrimento se exprima com verdade perante toda a gente num clima de escuta. Ao fim da tarde senti um sopro de esperança passar pela multidão. A esperança não toma corpo quando se atravessam provações e conflitos num momento em que o futuro se nos apresenta fechado?

Top

 

NA COLEGIAL DE DINANT (Bélgica)

A colegial que se ergue entre os rochedos e o Meuse suscita grande admiração. A assembleia aí reunida completa-lhe toda a sua beleza. Na presença do bispo de Namur, dou uma conferência sobre as nossas solidariedades com os marginalizados. Uma questão era inevitável nesta tarde: porquê a intervenção do Vaticano junto do Governo britânico pedindo-lhe o abandono da causa contra o General Pinochet?

Top


Partenia

Cartas

Diario do Bordo

Catecisme

Retrospective

Link

E-mail

 

Archivos :

Top


PS: Parténia em números, ano 1998

 

Número total de páginas apresentadas em sete línguas, durante um ano em WEB: 66 430
Número total de visitantes num ano: 114 000
Aumento dos visitantes num ano: 22.000
Média mensal de visitantes: 9 500
Número de e-mails recebidos por Dom Jacques Gaillot num ano: 2 500
Participantes activos no Forum de Partenia de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de 1998: 393
Número de e-mails recebidos por Webmaster num ano: 1460
 
 
 
 

Top