Diário de Bordo, Dezembro 1997


Processo em Madrid Bairro arriscado

Colóquio em Montreal "Apadrinhar" na República

Ocupantes em festa Archivos
Bibliografia Partenia en chiffres

 

 

















Processo em Madrid

 

Quando disse que ia a Madrid por causa do processo contra vinte e três dirigentes bascos, disseram-me: "Vai defender terroristas?" Porquê este juízo?

Fui convidado como "observador judiciário" no supremo tribunal. O processo é político. Daí ser importante. Tanto na opinião pública como nos media, o vento sopra a favor do lado da condenação e do rigor. Solicitado a dar a minha opinião, remei contra a maré. As condenações e a repressão não porão fim ao terrorismo. A negociação política é necessária. Acabará mesmo por se impor. Porque não tentar dar início, agora, a um diálogo com a ETA?

Entretanto, o arcebispo de San Sebastian, Mons. Setien, faz uma declaração que levanta polémica. Advoga um diálogo com a ETA e pede que se dê início a discussões preliminares sem exigir da organização terrorista que deponha as armas. Eis um bispo corajoso. Bravo. Manifesto-lhe, desde já, a minha solidariedade.

 

 





Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org

 













Bairro arriscado

 

Até a polícia evita lá ir. Eu próprio, no entanto, tenho o maior prazer em lá estar, como em família. E pela terceira vez. Os jovens marroquinos que me convidaram estão felizes. No seio da associação que criaram, não medem os esforços para mudar a imagem de marca do bairro e dos jovens. Lentamente, conseguiram reduzir a desconfiança entre as gentes da cidade e as do seu bairro. Criam-se laços. É possível viverem todos juntos. Com eles está um padre operário em retiro, uma maravilhosa testemunha de humanidade. O debate vespertino é soberbo.

De coração alegre, vou passar a noite com uma família marroquina.

 

 

 

 





Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org

 













Colóquio em Montreal

 

A organização "Alternativas" (dedicada à acção e comunicação para o desenvolvimento internacional) organizara um colóquio contra os integrismos. Apaixonante. O integrismo é uma ideologia que se reclama da verdade absoluta e indiscutível e que procura impô-la à sociedade por todos os meios, dos mais suaves aos mais violentos. A justiça social contra o integrismo assumia plenamente um sentido e lugar próprios. E as mulheres argelinas estavam lá para partilhar o seu corajoso combate.


 

 

 

 



 



Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org


 













"Apadrinhar" na República

 

Nos subúrbios de Paris, a câmara municipal está em festa. Dezassete estrangeiros sem papéis são "apadrinhados" no meio de uma assembleia calorosa. Um grande momento carregado de simbolismo. "Apadrinho" Karim e Muhammad, dois jovens argelinos. O seu coração bate quando o presidente da câmara lhes dirige a palavra. Pela primeira vez, sentem-se reconhecidos num lugar público oficial. Presta-se-lhes atenção. Têm valor. Ponho a minha assinatura na carta que lhes é entregue. Estou-lhes ligado. Sabem que estarei a seu lado.

 

 

 

 

 





Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org


 













Ocupantes em festa

 

Tomaram um imóvel no coração de Paris, perto de Bolsa e dos grandes bancos. Operação bem sucedida. Quinze jovens e uma família ocupam o lugar, felizes por ter uma habitação digna. Admiro a sua organização, o modo como repartem as responsabilidades e não se esquecem de proibir as bebidas alcoólicas. Quando os jovens se sentem confiantes e tomam responsabilidades, dão o seu melhor.

Por tudo isto, foi bom estarmos juntos por uma noite, termos tempo para a alegria, para partilhar o pão e a amizade.




 


Jacques Gaillot

Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org

 















Archivos :






PS: Partenia en chiffres

Nombre total de fichiers sur le site: 115
Nombre de requêtes de pages cumulées sur un an: 205 000
Nombre de visiteurs en un an: de l'ordre de 70 000
Nombre mensuel moyen de visiteurs: environ 5 000
Nombre d' e-mails reçus par Jacques Gaillot en un an: 3237
Nombres de sites Webs proposant un lien vers
le site Partenia: environ 300