Diário de Bordo, novembro 1997


Filhos de Harkis Archivos
Bibliografia Partenia en chiffres

 

 

















Filhos de Harkis

 

Na esplanada dos Inválidos em Paris, sete jovens fazem greve de fome. Quem são eles?

São filhos de harkis, membros das milícias auxiliares que o exército francês recrutara na Argélia para ajudar a manter a ordem num país onde não se ousava dizer que estivesse em guerra.

Os harkis repatriados em França após a independência da Argélia foram postos de parte nos aquartelamentos.

A França tinha feito deles auxiliares do exército francês e não honrou para com eles nenhum dos dois deveres inscritos na bandeira da Legião Estrangeira: "honra e fidelidade".

Excluídos duplamente na sua terra natal, onde são acusados de terem colaborado com o inimigo, e excluídos no país de acolhimento que os havia recrutado para o seu lado, os harkis são uma geração perdida e sacrificada.

O que quer que se possa pensar da sua atitude, os seus filhos são desde há trinta anos excluídos da sociedade francesa.

É para lutar contra esta situação de injustiça que estes jovens, desesperados fazem greve de fome. Eu estou do seu lado.

 

Com os presos

 

Passo um dia numa prisão central, convidado pelos presos. Eles foram condenados a longas penas. Penas nuito longas. Impressiona-me ouvi-los neste lugar de alta segurança. Um deles disse-me: "Quando a minha mulher me vem ver ao parlatório, eu não tenho direito a ter relações sexuais com ela. Está proibido. Sob pena de punição de isolamento. Mas se eu for à enfermaria pedir um preservativo para ter relações homossexuais, dão-mo. Fecham os olhos. Não há problema nisso. É o mundo ao contrário. Nós reivindicamos parlatórios com intimidade".

Eu não posso deixar de subscrever esta posição e vou associar-me à campanha conduzida pelo Observatório Internacional das Prisões (OIP) pelo reconhecimento do direito à intimidade dos detidos.

 

 

As Mulheres e a Liturgia

 

Em 1961, eu participava numa celebração dominical na Áustria. Era antes do Concílio do Vaticano II. Não havia concelebração. A missa era celebrada em latim, de costas para o povo. Não havia mulheres no coro. 36 anos mais tarde, em 1997, encontro-me nesta mesma região da Áustria para uma celebração dominical. Uma mulher lê o Evangelho. Outra profere o sermão. Ambas se encontram no altar junto dos sacerdotes e intervêm na oração eucarística. Outras mulheres administram a comunhão e abençoam a fronte das crianças que não comungam. A assembleia, muito participativa, parece-me em uníssono.

Eu não poderia deixar de fazer a comparação entre estas duas celebrações. Que mudança nas mentalidades e nas práticas! Aquilo que se passa no coração da liturgia é semelhante às mudanças que aconteceram na vida da Igreja. Será que se avalia o seu alcance?



Jacques Gaillot

Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org

 

















Archivos :






PS: Partenia en chiffres

Nombre total de fichiers sur le site: 115
Nombre de requêtes de pages cumulées sur un an: 205 000
Nombre de visiteurs en un an: de l'ordre de 70 000
Nombre mensuel moyen de visiteurs: environ 5 000
Nombre d' e-mails reçus par Jacques Gaillot en un an: 3237
Nombres de sites Webs proposant un lien vers
le site Partenia: environ 300