Diário de bordo, março 2005

    Em Roma  Festa de S. Vicente
    Em Toulouse  Os novos hábitos de Partenia 
   

Partenia



Diaro do Bordo

Retrospectiva

Histoira

Link

E-mail

 

Em Roma
 
Cardinal Re Na época de Natal fiquei surpreendido por ser fraternalmente convidado pelo cardeal prefeito da Congregação Episcopal. "Se assim o desejar", precisava ele. 

Fazia 9 anos que não me encontrava com os responsáveis do Vaticano. O cardeal recebeu-me cordialmente, durante três quarto de hora. Não havia mais nada a esperar, para além desse contacto. Era a primeira vez que nos encontrávamos.
Ele tinha recebido o meu último livro, Carnets de route. Um dos seus colaboradores, que tivera o cuidado de o ler, dissera-lhe: "Há neste livro algumas ideias raras!"
O cardeal mostrou-se surpreendido por me ver feliz na qualidade de bispo de Partenia. A sua preocupação: a minha ligação aos bispos.

O cardeal Etchegaray, bem como o embaixador de França no Vaticano, ficaram muito satisfeitos por este encontro ter podido realizar-se. 

Cardinal Etchegaray


Tratou-se sem dúvida de uma etapa necessária. Estabeleceram-se laços que mostram que a comunhão existe.
     
   

Festa de S. Vicente

Para os produtores de vinho da montanha de Reims, a festa de S. Vicente, a 22 de Janeiro, é muito importante. É uma tradição na qual a população se empenha. Este ano, a festa calhava a um sábado e o sol mostrou-se generoso.

fête traditonelle 

Convidado a presidir à festa de S. Vicente em Hautvillers, comecei por participar no pequeno-almoço dos vinhateiros. Reinava a abundância. Espantei-me com a capacidade que aqueles homens têm de beber champanhe ou vinho tinto logo de manhã.
Depois do tradicional desfile nas ruas, com os vinhateiros vestidos a rigor, a multidão invadiu a grande abadia. No coro repousa o corpo de Dom Pérignon, criador do vinho de champanhe. A celebração é carregada de sentido e respira alegria.

la célébration 

A população dirige-se em seguida ao magnífico lagar, situado nos jardins da abadia. Cruzo-me continuamente com pessoas que se mostram felizes por falar comigo e tirar fotografias.
A refeição é muito animada e bem regada. Não há necessidade de fazer um milagre como em Caná. As reservas são abundantes!

   

 

     
   

Em Toulouse

Encontrava-me na cidade cor de rosa e o colectivo dos sem-abrigo fez-me sinal para os ir visitar. Tinham-se instalado numa tenda, perto do monumento aos mortos, no centro da cidade.

eclure de ville 

Sou recebido por uma dezena deles, entre a neve e o vento glacial. Fico uma boa hora a escutar a sua revolta. Já não podem abrigar-se sob a ponte da Garonnette, para passar a noite. A câmara municipal instalou pinos metálicos, que impedem que as pessoas se estendam no chão. Ficaram privados da ponte.
O porta-voz do colectivo aponta com o dedo o novo banco da paragem de autocarro coberta, ali bem perto: "Passou de três para dois lugares. Hoje em dia, é impossível estendermo-nos lá. É bem claro que pretendem excluir-nos do centro da cidade."
Em Toulouse, acabou de ter lugar a grandiosa inauguração do maior avião do mundo, o Airbus A380. Mas a cidade mostra-se incapaz de lutar contra a miséria.
Não é certamente pela expulsão dos sem-abrigo do centro da cidade que Toulouse poderá cuidar da sua imagem de marca. 

   

 

     
   

Os novos hábitos de Partenia

10 anos é causa para festejar. A bolsa do trabalho, em Paris, enche-se rapidamente. Chegam pessoas de toda a França, da Bélgica, do Luxemburgo, da Alemanha, da Suiça, de Itália, sem esquecer os sem-papéis, os bascos, os iranianos...

la fête de la joie 

Crentes ou não, é a festa da fraternidade reencontrada e da alegria partilhada. As fronteiras esbatem-se. Somos livres de dizer como os acontecimentos de Janeiro de 1995 nos puseram em movimento e nos conduziram a compromissos que trazem em si o futuro.

partager 

Já 10 anos! É, antes de mais e acima de tudo, a festa do povo de Partenia. A minha alegria consiste em estar lá, no meio de toda essa gente, cujos rostos reconheço. Penso no título do meu primeiro livro: Deram-me tanta felicidade.

peuple de Partenia 

De repente, alguém entra na sala, amparado pelos seus pais. Pôde sair do hospital por um momento, pois tinha muito empenho em participar neste encontro de Partenia. Ao fim de várias semanas, os seus olhos já não se abrem e as suas palavras depressa se tornam confusas. Mas, num súbito assomo de energia, consegue manter-se em pé e falar com clareza, por entre o mais profundo silêncio. Um mensagem de esperança. Uma mensagem que abre o futuro.
A cada vez que o vejo no hospital, fala-me desse grande momento, que viveu em Partenia.

message d'espoir 

Este encontro do dia 15 de Janeiro foi um surpreendente momento de graça para todos.