edição especial para 1 de Janeiro de 2005 

    1995 - 2005 : dez anos ao serviço dos « sem »
  son francês do en : clique para ouvir a palavra de Jacques Gaillot 
   

Partenia



Diaro do Bordo

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

1995 - 2005 : dez anos ao serviço dos « sem »
 
Há dez anos que foste convocado a Roma. Que recordação guardas da conversa que tiveste no Vaticano ?

vatican Assisti a um processo sem advogado de defesa e a uma pena sem apelo. Ao fim de meia hora, tudo estava acabado. A ida-e-volta entre Evreux e Roma, no comboio da noite, não me serviu senão para ouvir esta sentença : «Amanhã, a sua responsabilidade em Evreux ser-lhe-á retirada. Ao meio-dia.» 

Não esperava tal coisa. Um escândalo. Tive um sentimento de injustiça. Uma injustiça que tocaria muita gente. O meu afastamento faria com que outros, além de mim, se sentissem penalizados.
Então, disse a mim próprio : «O amanhã está por fazer. Para ti, começa agora uma segunda vida. Não há um instante a perder!»

Aquando do teu regresso a França, milhares de pessoas mobilizaram-se para te apoiar. Que recordações guardas dessas manifestações, da tua última missa episcopal em Evreux ?

Antes de mais, guardo a recordação de um episcopado ocupado. Ao regressar de Roma, tinha pressa em voltar a Evreux. Mas, pela primeira vez, não consegui entrar no paço episcopal: estava invadido. Havia gente em todas as salas. Assim que ouviram a notícia, através dos meios de comunicação, as pessoas tiveram o reflexo de invadir o paço episcopal. 

à Evreux


dernière messe E depois há a última missa na Catedral, que, para mim, se conta entre as grandes horas de Evreux. O mais belo Pentecostes da minha vida. Os de dentro e os de fora confundiam-se. Havia não-crentes dentro e crentes fora. As fronteiras esfumavam-se. Todo um povo se insurgia e tomava a palavra. 

Em 2000, Monsenhor Billé, presidente da Conferência Episcopal de França, recordou que tu eras um "irmão entre os bispos de França". Em 2005, que mensagem fraterna desejarias endereçar aos teus irmãos bispos ?

Não me permitirei endereçar uma mensagem aos bispos. Partilho de boa-vontade a minha experiência.
O meu olhar não está fixo na instituição, mas a Igreja Católica é a minha família, Quando se parte do mundo da exclusão, tudo pode transformar-se na Igreja.
 

Eglise est ma famille 
 
As evoluções do mundo são uma oportunidade de regressar ao Evangelho, de descobrir outras maneiras de viver, de redescobrir o sentido da criação, de ser capaz de novidade. «Vinho novo em odres novos !»

Há dez anos que Partenia se tornou num espaço ao serviço dos "sem". Quais são as palavras de Jesus que te guiam, todos os dias, nessa missão episcopal ?

«Aquilo que fizerdes ao mais pequenino dos meus, é a mim que o fazeis». Esta palavra vive em mim.
 

avec les exclus 

Sendo solidário com os excluídos que a sociedade não pára de produzir, não podemos deixar de nos empenharmos nos caminhos da justiça e da paz. Não se constrói o futuro sobre a injustiça. A Igreja nunca será ela própria sem os pobres.