Diário de Bordo: Junho de 2004 

    Mulheres em luta Cem anos: razão para festejar… 
    Um filme sobre os Rom  Na embaixada da Síria 
    Bibliografia   
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Edição especial

Mulheres em luta
 
reclamer au logement Encontrava-me pela primeira vez diante de um grupo de mulheres em greve da fome: 42 mães de família africanas tinham tomado essa grave decisão e ocupado um prédio devoluto e degradado.
Haviam reivindicado por diversas vezes um alojamento decente. Em vão. Hoje nada têm a perder e estão dispostas a lutar até ao fim.
 

Ao 16º dia de greve da fome saem para a rua com os seus filhos. Estão estendidas em colchões. 

grève de la faim


Encontro-as esgotadas, humilhadas, mas sempre resolutas. É um espectáculo insuportável. Tenho vergonha pelo meu país. Como pode a nossa sociedade tolerar semelhante situação?
Ouso dar-lhes uma palavra de esperança, pois não há situações sem saída. A solução não é a expulsão, mas a negociação.
Três das mulheres assumem o papel de porta-vozes do grupo, mas mal se têm de pé! Felizmente, em redor deste grupo rebelde manifesta-se um amplo apoio.
Formamos uma delegação e dirigimo-nos à câmara. Somos depois recebidos na Prefeitura, pelo prefeito em pessoa. Surpresa divina: foi encontrada uma solução. Um compromisso de realojar todas estas famílias.
     
 

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

 

Cem anos: razão para festejar…

100 ans Humanité 1904-2004: é o centenário do jornal comunista l'Humanité, fundado por Jaurès. 

Um jornal onde ressoou o extraordinário rumor do século. Um jornal que ajudou tantos homens e mulheres nas suas lutas pela justiça e pela paz.
A grande sala de La Villette, em Paris, acolhe 5000 convivas, vindos de todas as regiões de França. Na minha qualidade de convidado, tomo lugar perto da secretária geral do partido comunista e de um antigo ministro.

l'atmosphère est bon O ambiente é de boa disposição, a alegria brilha em todos os rostos. É uma festa de fraternidade. 

Não paro de apertar mãos e de assinar o número especial do l'Humanité, onde é dada a palavra a pessoas provenientes de horizontes diversos.
Durante a refeição sucedem-se as intervenções ao microfone. É a minha vez de falar. Evoco Jaurès e o seu sonho de igualdade entre todos os seres humanos. O amanhã está por fazer. Temos a responsabilidade pelo futuro.

A festa prolongar-se-ia pela noite dentro. Saí, deixando a companhia de gente feliz. Quando a vida é dura, é importante termos oportunidade de nos alegrarmos.

   

 

     
   

Um filme sobre os Rom

les Roms É um belo filme, que achei muito comovente. Revejo rostos conhecidos, caravanas onde fui recebido e locais abandonados, onde poucas pessoas ousam aventurar-se.

Bravo aos dois jovens que fizeram este filme, no contexto do seu trabalho.

Os Rom falam humanamente do seu quotidiano, da insegurança que os acompanha. Desejariam tanto viver como toda a gente! Lutam com todas as suas forças para que os seus filhos possam ir à escola, falar francês, ter um futuro.

Mas as ameaças de expulsão são cada vez mais concretas. O presidente da câmara, o cura, a directora da escola, militantes associativos, todos manifestam a sua solidariedade. Nessa cruel noite de espera, estão ao lado deles.
De súbito, o silêncio é rasgado pelo ruído dos carros da polícia. É a confusão, entre gritos e lágrimas. As famílias são atiradas para dentro dos carros, sem saberem para onde as levam. Uma razia.
 

menace d'expulsion

Durante o dia, uma grua virá destruir as caravanas, uma a uma, com tudo o que contêm. São imagens difíceis de suportar.
Os Rom são os párias da Europa.

respect les plus faibles No momento em que a Europa se engrandece com a entrada de dez novos países, a expulsão dos Rom levanta-nos questões: como construir a Europa se não se tem respeito pelos mais fracos e se as minorias não gozam os seus direitos? 

   

 

     
   

Na embaixada da Síria

Aide par l'Amnesty International Aktham Naisse é um advogado sírio de 53 anos, bem conhecido pela Amnistia Internacional. É presidente dos Comités de Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos do Homem na Síria.
Foi preso quando se apresentou a uma convocação do departamento de segurança militar, na cidade de Lattakié.
 

Aktham Naisse já tinha estado preso em 1991 e 1998, em consequência das suas tomadas de posição a favor de um Estado de direito no seu país. Nessa altura, apoiei esse infatigável militante, que estava sempre na brecha. Aos meus olhos, ele encarna a força do fraco. Aquele que não tem medo perante os agentes do poder.

Durante a sua última detenção, Aktham foi vítima de um acidente vascular-cerebral, que o deixou parcialmente paralisado.

Reuno com diversas organizações de defesa dos direitos humanos para o defender, bem como aos outros presos políticos da Síria. 

droits de l'Homme


A polícia impede-nos de nos aproximarmos da embaixada. Nenhuma delegação é recebida. Mas estão presentes alguns jornalistas e, sobretudo, a televisão Al-Jazira, muito escutada nos países árabes.