Diário de Bordo: Outubro de 2003 

    Os primeiros serão os últimos A coragem de se opor 
    A graça da velhice  Despejo de famílias africanas 
    Bibliografia   
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Edição especial

Os primeiros serão os últimos
 
Na gare do Norte, em Paris, um casal vem cumprimentar-me: são reformados, que vivem numa pequena aldeia do Eure e se preparam para apanhar o comboio para Londres.
 
O homem apresenta-se: "Sou o antigo motorista do prefeito de Evreux. Nunca esquecerei o que se passou consigo.  nouvelle étape
 
Eu estava no pátio da prefeitura. O prefeito foi ao seu encontro. Mas o senhor, o senhor veio cumprimentar-me primeiro. O prefeito mal podia acreditar!" De facto, lembrava-me desse episódio que tanto marcara o meu interlocutor.
 
en voyage
O antigo motorista do prefeito tinha ainda um pedido a fazer-me. A mulher encorajou-o. Era agora ou nunca. "Gostava de ter o seu endereço, porque sempre disse aos meus filhos que gostaria de ser enterrado por si."
 
Entreguei-lhe o meu cartão de visita, com uma ressalva: "O único problema, é que eu posso ir antes de si."

 

     
 

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

 

A coragem de se opor

Romain, natural do Benin, é porta-voz do comité nacional dos sem-papéis. Trata-se de um militante que deu tudo à sua causa. Teve de lutar durante anos para obter os seus papéis. Quando os obteve, continuou a lutar com os outros, para que também eles conseguissem os seus.

expulsion Estava no aeroporto de Roissy, feliz por poder apanhar o avião e visitar o Benin. Era a primeira vez em doze anos que tinha oportunidade de ir ao seu país. A família e os amigos esperavam-no. 

Mas eis que a polícia obriga um grupo de sem-papéis a entrar no avião, à força. Romain toma imediatamente a sua defesa e exige que os deixem sair. Imagino-o a fazer um comício no avião! O comandante intervém e pede à polícia que leve Romain dali. Tiram-no do avião e levam-no para a esquadra.

No tribunal administrativo de Bobigny somos muitos a apoiá-lo. O presidente do tribunal liberta-o. O processo terá lugar mais tarde. Romain arrisca-se a cumprir pena de prisão. 

   

 

     
   

A graça da velhice

vieillesse Esta expressão não será demasiado audaciosa? Ocorreu-me durante um retiro, no qual preguei a padres que se encontram na última etapa da sua vida. 

Ainda conservo na memória as suas palavras cheias de experiência e renúncia: "A velhice é terrível. Tive muitas responsabilidades na vida e agora não tenho nada. Cada vez estou mais dependente e mais limitado. Os dias têm tempo a mais"... E ainda há o sofrimento e a solidão...

Mas nesse despojamento, operado inexoravelmente pela velhice, surgia nesses padres uma grande ternura, uma liberdade interior, uma ligação a Cristo, que me enchiam de admiração.

Quando esses mesmos padres se encontravam na capela e formavam uma comunidade de oração, vivia-se algo de grandioso. Revelavam-me o sentido que a última etapa das suas vidas podia tomar: Deus permanece, quando tudo o mais falta. O amor nunca passa.  

la prière

   

 

     
   

Despejo de famílias africanas

camper sur la rue O caso passa-se nos subúrbios de Paris, na cidade Rougemont à Sevran. Nesta época de regresso às aulas, os despejos continuam, numerosos e brutais. 

As famílias africanas decidiram acampar à porta do prédio onde viviam, à espera que os poderes públicos, a municipalidade e o senhorio se decidissem a arrancar com soluções de realojamento. A solidariedade da cidade foi formidável. Os vizinhos acolheram as mulheres e as crianças, enquanto os jovens velavam pelo acampamento durante a noite.

A municipalidade não gostou. Mandou desmontar o acampamento. Quanto à polícia, interpelou e levou para a esquadra nada menos de 18 pessoas!

Organizou-se uma manifestação, com as famílias e os militantes associativos, diante da prefeitura. Encontro aí diversos amigos. Uma delegação é recebida pela prefeitura.

relogement Pedimos que se faça uma mesa redonda com aqueles a quem cabe a decisão, no sentido de se tratar do realojamento. Pedimos também a libertação de todas as pessoas levadas pela polícia. 

Enquanto esperamos, o prefeito pôs "generosamente" o pátio da prefeitura à disposição das famílias.