Diário de Bordo: Maio de 2003 

    A festa após o luta O testemunho de um jovem 
    Frente à Câmara Municipal de Montreuil
    Conferênca em Viena  
    Bibliografia  Arquivos 
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Edição especial

A festa após o luta
 
titre de séjour Youssef, é um jovem tunisino a quem foi sentenciada por infracção à legislação para estrangeiros, a interdição no espaço territorial francês pelo Tribunal da Relação da Cidade francesa de Créteil.  
 
Somos muitos os que conhecemos e amamos a este jovem recém casado e pai de um bebé com apenas poucos meses de vida, pelo que foi organizada uma mobilização sem precedentes pelo Comité dos Jovens Tunisinos em França. Recebi do ministro do Interior uma carta, na qual me assegurava pessoalmente que Youssef obteria um visto de permanência que lhe permitiria ficar em França, mas só após o Supremo Tribunal de Justiça se pronunciar em relação ao caso.
 
Festejamos agora a vitória de Youssef pois o tribunal pronunciou-se a seu favor com uma festa organizada pelo Sindicato dos Jovens Tunisinos em França. Connosco estão Youssef a esposa e o filho.  Irradiam alegria os olhos de Youssef, quando de forma emocionada nos diz: "Nunca pensei ter tantos irmãos em Paris. È graças a vocês todos que me encontro aqui esta noite. Agradeço-vos de todo o coração." la fête se fit sans tarder
     
 

Retrospectiva

Histoira

Link

E-mail

 

 

O testemunho de um jovem

foi au Christ Um pouco antes da missa das 11 na Igreja Católica de Zurique, tive a alegria de encontrar um grupo de jovens crismandos. Acompanhava-os, além do responsável pela sua preparação, um jovem com cerca de 20 anos já Confirmado. Aproveitei a oportunidade e fiz-lhe algumas perguntas: Será que nos poderias elucidar, quanto ao que te trouxe de novo o facto de seres Crismado?  

Na verdade, o jovem não esperava que lhe perguntassem isto, no entanto ainda que um pouco acabrunhado lá foi respondendo, dizendo que de facto nele não se passou nada no dia em que foi Confirmado, que a Celebração foi como as outras que não sentiu nada de especial.
No entanto a determinada altura de forma completamente imprevista este jovem sem se dar conta deu um verdadeiro testemunho da sua fé ao dizer: Antes, quando ainda fazia parte do grupo daqueles que se preparavam para o Crisma, em questões de fé remetia-me sempre para as palavras do responsável pelo grupo, na realidade eu pensava como ele. Ele era a minha referência. Agora já não é assim, a minha opção de fé tornou-se pessoal, sou eu que faço as escolhas, sou eu que decido.

De uma experiência de Fé impessoal passou a uma experiência pessoal em que o eu se implicou na liberdade da escolha. Haverá forma mais simples e extraordinária de explicar o antes e depois do ser Crismado?  foi personnelle
   

 

     
   

Frente à Câmara Municipal de Montreuil

force de l'ordre Não somos muitos os que nos juntamos no passeio em frente à Câmara Municipal de Montreuil para protestar contra a expulsão forçada pelas forças policiais de cerca de 150 Ciganos Romenos, os quais desde 2001 ocupavam um edifício propriedade estatal. 

Por volta das 6 da manhã todo o quarteirão se viu bloqueado pelos carros da polícia e uma vez evacuado procedeu-se imediatamente à demolição do edifício. A situação passou completamente despercebida com a atenção da opinião pública e dos meios de comunicação social totalmente obsorvida pela questão da guerra no Iraque.
Sou abordado por um jornalista que me pergunta se eles correm algum tipo de perigo ao voltar à sua pátria, ao que respondo: Certamente que sim, na sua pátria encontrarão a miséria o desprezo e a discriminação da população.

contre l'expulsion Não são gente nómada, mas sim gente que se sedentarizou e que actualmente sobrevivem como proscritos nos bairros pobres que rodeiam as grandes cidades, cerca de 80% de entre eles estão desempregados.  

Sem qualquer recursos mínimos de sobrevivência nem mesmo segurança social em caso de doença, resta-lhes optar pelo exílio.
Esta foi a 50ª expulsão desde o Verão passado. Pelos vistos não há lugar para os ciganos em parte alguma. Conseguirão eles finalmente sentir-se em casa em algum lado?

   

 

     
   
Conferência em Viena
 
Nos quatro dias que passei na Áustria mais concretamente em Viena, tive a possibilidade de dirigir a palavra a auditórios muito variados entre os quais um auditório de estudantes do secundário.
 

à Vienne 

A mais tocante das conferências que fiz, foi quando me dirigia a um grupo de assistentes sociais que se reclamavam cristãos convictos, os quais me pediram para lhes ir falar do Compromisso político e das Bem-aventuranças.
 
Fiquei francamente impressionado pela riqueza humana e espiritual deste auditório: comprometidos com o trabalho em cadeias, na luta contra a injustiça, etc... sempre a partir de uma profunda experiência do Cristo. È certo que este homens e mulheres, já tinham conhecido o desânimo que provoca o insucesso, contudo não se sentiram de forma alguma sós, na medida em que há uma organização de pessoas que lhe serve de suporte. Diante de mim está um homem que viveu durante algum tempo junto com refugiados do Kosovo numa casa de acolhimento. O seu rosto reflecte misericórdia.
 
Abbaye de Melk Um auditório verdadeiramente excepcional,  
 
em quem as minhas palavras encontram já de antemão realização plena, palavras que são para a maioria apenas expressão daquilo que já são e fazem. Uma hora e meia, foi o quanto durou esta nossa partilha.