Diário de Bordo: Dezembro de 2002 

    Igreja e igrejas Na Mesquita de Paris
    Expulsas famílias do Mali  José Bové condenado 
    Bibliografia  Arquivos 
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Edição especial

Igreja e igrejas
 
As machadadas na porta da igreja de Saint-Bernard em Paris e a evacuação forçada dos "sem- papéis" pelas forças da ordem foi ontem. Um primeiro escalão fora ultrapassado. O " direito de asilo" nas igrejas tinha acabado. Mas o caso teve tais repercussões que muitos quiseram apenas ver como um simples passo em falso.
 
Os "sem-papéis" são legalizados caso a caso, significando por isso a "conta-gotas". Esgotados, muitos vêm na "ocupação" de igrejas o último recurso para se fazerem ouvir.
 
Saint-Denis Em Agosto de 2002, a Basílica de Saint- Denis foi ocupada durante quinze dias. Com toda a tranquilidade. E com a conivência do seu capelão. Mas não com a dos bispos da Île de France que, a 23 de Setembro, assinaram um comunicado em que afirmam que "tais situações não servem a causa dos "sem-papéis" e não melhora a sua situação." Em termos mais ou menos escolhidos, estes bispos afirmam a sua solidariedade na condição de os "sem-papéis" se afastarem das igrejas. 
 
Comunicado de circunstância ? Nem pensar ! Enquanto os bispos de França estão reunidos em Lourdes, os "sem-papéis" ocupam de novo uma igreja de Paris. A polícia interveio quase imediatamente insistindo em que o "fez a pedido dos responsáveis". O mal estava feito. interdit

Sabe-se que, a partir de agora, ocupar uma igreja já não garante a segurança dos "sem-papéis".
 
     
 

Retrospectiva

Histoira

Link

E-mail

 

 

Na Mesquita de Paris

Mosquée de Paris O Reitor e o Grand Muphti da Mesquita de Paris receberam-me, acompanhado pelo Comité dos Sem Abrigo. No salão a atmosfera foi do melhor convívio. Durante duas horas vivemos a fraternidade com alegria e simplicidade. 

Nós vínhamos oficialmente, pedir a intervenção do Reitor junto do Presidente da República, para lhe expor as dificuldades e os bloqueios por que passam actualmente os "sem-papéis". Neste período em que todas as grandes religiões se preparam para comemorar os importantes acontecimentos espirituais ( Ramadão, Natal, Hanoucca ), solicitamos um gesto significativo a favor da regularização.

Sem manifestar a mais pequena reserva, o Reitor concordou de imediato em fazer tudo o que estivesse ao seu alcance e falar com o Presidente. Em conjunto fizemos um texto. Lemos, relemos, corrigimos, assinámos e enviámo-lo à imprensa.

O Reitor agradeceu-nos, não apenas por lhe termos pedido a colaboração mas sobretudo por sermos solidários com estes jovens "sem-papéis" cuja vida é tão dura. Se não estivesse no Ramadhan ter-nos-ia convidado para a refeição.  solidarité

Ao sair da Mesquita os jovens argelinos da comitiva estavam simultaneamente felizes e orgulhosos do maravilhoso acolhimento que nos foi proporcionado.

   

 

     
   

Expulsas famílias do Mali

Durante anos pediram alojamento. Sem sucesso. Para acabar com as precárias condições do seu habitat, essas famílias decidiram ocupar apartamentos vagos num bairro degradado.

jeter dans la rue Por diversas vezes as expulsões foram executadas por forças policiais. As famílias bem como as suas crianças foram postas na rua. 
 
As famílias foram acolhidas por aquelas que ainda não tinham sido expulsas. A solidariedade é assim !
Mas que amontoado de gente nesses apartamentos onde não existe nem electricidade nem gás canalizado! Convidado pela comissão de apoio, passei a tarde a visitá-los.
 
Fico comovido ao ver essas mulheres cansadas mas determinadas, essas crianças que não podem ir à escola, esses pais de família que têm documentos, trabalham mas não conseguem encontrar um alojamento digno para os seus. Nunca me habituarei a esse escândalo. Os media estão presentes, tomando nota da dimensão desta triste situação.
 
Finalmente teve lugar um encontro na Prefeitura. As famílias estão na rua, de pé, debaixo de uma chuva glacial. Permanecerão durante horas, rodeadas de polícias, enquanto que o imenso e bem aquecido hall as teria podido acolher. Com a delegação, de que eu fazia parte, sentámo-nos à mesa das negociações.
 
bureaucratie O mote foi dado de imediato: "Senhor Perfeito há mulheres e crianças em perigo!". Não haverá mais expulsões e serão encontrados 12 alojamentos. Terá continuação. É noite quando saímos. Toda a gente permaneceu debaixo de chuva esperando ouvir palavras de esperança que não sejam apenas promessas.  
   

     
   

José Bové condenado

connaître son visage Fui convidado pelos " Peuples Solidaires " nos Hautes Alpes, em Embrun, para uma conferência - debate: "Pobres no seu país, sem documentos aqui: que lhes reserva o futuro?".
O salão de baile está rodeado de stands mantidos por associações de solidariedade.
 

Como sempre, constato que é muito importante para as pessoas terem conhecido um "sem-papéis", de o conhecer cara a cara, de ter relações com ele.
Assim tudo muda. Caso contrário, mantêm-se a ideia generalizada do medo dos estrangeiros.

Depois daquele encontro tão positivo, fui a casa de um casal amigo, da confederação de camponeses. Na montanha, onde o ar é tão puro, eles têm um rebanho de cabras e vendem queijos fabricados por eles. Com os seus dois filhos, levam uma vida feliz, simples, próxima da natureza. Sinto-me bem em casa deles.

José Bové No fim da tarde ouvimos na rádio que José Bové fora condenado a 14 meses de prisão. Ficámos consternados. O seu combate contra as OGM é um assunto que vale a pena ser tratado, pois compromete o futuro. 

Mandar um responsável sindical para a prisão não pode deixar de trazer consequências. Uma vez mais sentimos que existem duas justiças.