Diário de Bordo: Abril de 2002 

    Pio XII e a Shoah  Processo no tribunal de Pau 
    Encontro ecuménico em Genebra
    Bibliografia   
    Arquivos   
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Edição especial

Pio XII e a Shoah
 
le film "Amen"  Devendo ser interrogado acerca do filme "Amen" de Costa Gavras em Europa 1, tinha de ir vê-lo o mais depressa possível. A sala do cinema estava cheia. Dois casais jovens mostraram-se felizes por eu estar ao seu lado. Um deles disse-me :"Há três coisas que eu censuro à Igreja : o celibato dos padres, a Igreja que é rica e que não se compromete muito junto dos excluídos". 

Gostei desse belo filme que não faz caricatura. Eu via com emoção como era difícil alertar as consciências. Responsáveis que, apesar de estarem informados com precisão acerca dos factos, temem encarar a verdade de frente. Penso que Pio XII estava bem informado e não somente ele. Mas era um diplomata. Um diplomata não pode lançar um grito, convidar à resistência, pregar a revolta das consciências. A diplomacia não liga bem com o Evangelho.

Um diplomata precisa de tempo para consultar. Intervém junto das chancelarias. A sua linguagem é moderada e, às vezes, em código. Como o discurso de Pio XII no Natal em que não se faz menção nem dos judeus nem dos campos de extermínio.  image du film

Se Pio XII tivesse lançado um grito de cólera, católicos e homens de boa vontade teriam aberto os olhos tomando consciência do drama que se desenrolava. Muitos teriam entrado na resistência e dezenas de milhar de judeus teriam sido salvos.
     
 

Retrospectiva

Histoira

Link

E-mail

 

 

Processo no tribunal de Pau

Vejo pela primeira vez Juan Mari Olano, basco do Sul, que entra algemado para o lugar dos acusados. Em frente, com o professor Schwartzenberg, estamos sentados em cadeiras confortáveis. Juan sorri-me. Eu escrevi-lhe para a prisão e sobretudo oiço muito falar dele a militantes bascos.

répression  Juan era responsável por uma organização que se ocupa dos prisioneiros políticos bascos, das suas famílias, do seu apoio financeiro. Ele milita para reclamar a aproximação entre os prisioneiros e as suas famílias. Juan foi detido em pleno dia em Baiona quando exercia a sua actividade como de costume. 

Porque é que uma organização que tinha sido legal durante 20 anos deixava, de repente, de o ser? Os efeitos do 11 de Setembro também se fazem sentir ali. O Governo espanhol pede a extradição de Juan. O tribunal tem de se pronunciar.

Os cinco advogados, franceses e europeus, argumentam com a ilegitimidade desta extradição. Mas toda a gente sabe que o processo é político. Ele é o símbolo da repressão que se exerce, neste momento, sobre os bascos.

Os advogdos argumentam com força e emoção. Mas é tudo muito longo! O presidente impacienta-se. O professor dorme. Mas a sala cheia de jovens militantes não desiste.

Os advogados pedem que Juan seja posto em liberdade provisória. O tribunal retira-se para deliberar. Esperamos três quartos de hora! para ouvir dizer que a liberdade provisória é recusada. Que decepção!  la prison

menottes  Juan levanta-se. Põem-lhe, de novo, as algemas. Vai voltar para a prisão enquanto a sala se ergue como um só homem para aplaudir com entusiasmo e apoiar aquele que é o símbolo da sua luta. 

Fora há bandeirolas e escaparates com revistas e panfletos. Os bascos reunem-se. Juntamente com outras pessoas, eu tomo a palavra para sublinhar a sua determinação. A luta será longa e difícil. Mas não será em vão.

   

 

     
   

Encontro ecuménico em Genebra

As comunidades católica, protestante e evangélica festejam os 25 anos do centro paroquial ecuménico de Meyrin, cidade de 20.000 habitantes situada a 6km de Genebra. Eu estou admirado com tudo o que vejo e tudo o que oiço. Nada substitui a experiência, a partilha, as acções em comum.

Célébration oecuménique 

Apesar das inevitáveis dificuldades de percurso, este peso da vida e da oração comuns fazem andar para a frente estas comunidades que já não poderão voltar para trás.

A conferência da noite alegra-me : tantos homens e mulheres a escutar com uma profunda atenção uma passagem do "sermão da montanha" que eu comento para eles. Numa sociedade de violência, como havemos de iniciar-nos na não violência? Como ultrapassar o mal com o bem?

A celebração ecuménica do domingo de manhã deixa passar um sopro de Pentecostes. Dou graças a Deus por esta Primavera que desponta.  printemps