Diário de Bordo: Agosto de 2001 

    O acolhimento de um casal Encontro com o Abbé Pierre 
    Famílias expulsas  Regresso de Georges Vimard 
    Bibliografia   
    Archivos   
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Catecisme

Edição especial

O acolhimento de um casal
 
Fui convidado, uma noite, para ir a casa de Mónica e Dinis que eu não conhecia. Acompanhava-me um religioso croata enviado em missão para Madagascar.
 
Madagascar  Era, com efeito, "Madagascar" que provocava este encontro. O casal era um apaixonado por este país. 
 
Quando eu perguntei donde vinha a sua ligação a Madagascar, a resposta foi rápida :
" As pessoas". 

village en Madagascar 


O apartamento antigo estava magnificamente disposto com jardim interior e uma cave abobadada no subsolo. Como a televisão canadiana estava à procura de um lugar para me entrevistar durante duas manhãs, eu pensei imediatamente neste espaço e pus uma questão que ninguém esperava. Passado o primeiro momento de surpresa, Mónica respondeu :" Eu estarei em férias!". Dinis, não sabendo ainda o que ia fazer, disse uma palavra de bom senso :" Amanhã damos a resposta". Foi positiva. A equipa de televisão tomou posse dos lugares, espalhando o seu material por toda a parte. Dinis facilitava a instalação. Depois de uma primeira intervenção televisiva, disse-nos :" Eu vou ter com a minha mulher que está em férias. Deixo-lhes a casa". E entregou o molho das chaves ao cameraman com algumas recomendações quanto ao seu uso.
Os canadianos não cabiam em si de espanto. Um casal francês, que ele não conhecia, punha o seu apartamento à disposição. Para eles, era extraordinário!
     
 

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

 

Abbé Pierre 
Encontro com o
Abbé Pierre 

A televisão canadiana achava muito importante reunir-nos aos dois para uma emissão comum. Isso teve lugar em casa dos Espiritanos da rua Lhomond, em Paris. É sempre um prazer estar ao lado do Abbé Pierre. Apesar dos seus 89 anos, ele conserva o olhar vivo e a memória dos acontecimentos. 

à la télévision 

A entrevista durou cerca de uma hora. Emocionei-me quando o Abbé Pierre contou a sua experiência pessoal recente :" Eu estava em Madagascar, dizia, depois do furacão ter devastado o país. Ao sul de Tananarive, vi uma miséria como nunca tinha visto na minha vida! Era terrível. Quase blasfemei. Queria mal a Deus. Porquê deixar existir uma tal miséria? Não perdi a fé mas, depois deste drama, sinto-me obrigado a vivê-la de outra maneira".
Era um testemunho emocionante de um homem que se deixa ainda abalar pela vida e que continua a ir mais longe.

   

 

     
   

stop expulsion  Famílias expulsas 

70 famílias sem casa foram expulsas pela polícia da praça dos Vosges por ordem do Presidente da Câmara de Paris para dar lugar a uma exposição de alfazema! A partir daí, essas famílias são expulsas diariamente pela polícia de todos os lugares para onde vão. Já houve reuniões com a Câmara, com o Ministério da Habitação, com o Governo Civil mas o problema do alojamento permanece sem solução.

Para tentar impedir estas contínuas deslocações das famílias, pensámos requisitar um imóvel vazio.

immeuble en France  Um domingo, com a associação Direito à Habitação, ocupámos com as famílias um edifício da assistência pública. 

Um magnífico edifício do sec.XVII construído, na época, para alojar os pobres! Ficámos várias horas no pátio interior, junto dos andares vazios há vários meses.

O director da assistência pública chegou ao local. Pedimos-lhe que abrisse os andares para alojar essas famílias até ao seu realojamento. O director recusou porque "este edifício tinha de ser respeitado"...E apelou para as forças da polícia que, em grande número, nos cercaram.

Eu estava em companhia de Jacquard e de Schwartzenberg. Uma vez mais, fomos expulsos enquanto as famílias iam continuar errando pelas ruas de Paris!

   

 

     
   
Regresso de Georges Vimard
 
É uma alegria acolher o primeiro padre "Fidei donum" que tinha ido por seis anos para a Palestina. Georges deu a conhecer, por várias vezes, no site Partenia, a sua experiência com os Palestinianos de Gaza. Soube fazer-nos ouvir os gritos de revolta dos jovens Palestinianos que fazem doravante parte da sua vida.

Betlehem  Sinto-me feliz escutando Georges que tem ainda o coração cheio com o povo de Gaza. Não acolho somente um amigo. Acolho sobretudo aquele que é portador de uma experiência missionária. A da Igreja que está na Palestina. Esta experiência vai enriquecer e fecundar a Igreja que está entre nós. 
 
Esta comunicação entre as Igrejas manifestará o dinamismo do Evangelho. Como não havemos de alegrar-nos pensando em todos aqueles que vão beneficiar com isso! 

dynamisme