Diário de Bordo: Junho de 2001 

    Na Bielorússia Bob Marley 
    No lar da Mie de Pain  No Quebec 
    Bibliografia   
    Archivos   
    História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot  
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Catecisme

Edição especial

"Enfants de Tchernobyl - Congrès international 

Na Bielorússia 
 
 
Fui convidado para o Congresso internacional de Minsk que tinha por tema "As crianças de Tchernobyl" e intervim ao lado do Metropolita Filaret, de um pastor e de um padre ortodoxo.
 

Pendant la conférence 
Invité à Minsk, en souvenir de 15ieme anniversaire du désastre de Tchernobyl 

Este Congresso realizou-se por ocasião do 15º aniversário da catástrofe de Tchernobyl cujas consequências continuam a fazer-se sentir. Os jovens deficientes, em cadeiras de rodas, estão ali para nos lembrar que Tchernobyl não pertence ao passado.
Depois das intervenções da mesa redonda, o auditório que escutou religiosamente parece muito satisfeito mas não coloca nenhuma questão. Simplesmente testemunhos e informações.
Digo ao responsável a minha surpresa e a minha pena :"Porque não houve debate depois das intervenções?" Ele respondeu-me :"Aqui, na Bielorússia, continuamos a ter medo. Temos um regime policial. Não temos, como entre vós, uma cultura do debate. Escutamos e guardamos para nós as questões".
 
victimes de Tchernobyl 
Jacques Gaillot
avec les handicapés de Tchernobyl 

É verdade que, neste país, existe uma ditadura ainda que não se assuma como tal. Sem democracia como pode haver debate?
     
 

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

 

Bob Marley  Bob Marley  Flag of Jamaica 

Quando estou no estrangeiro, acontece-me descobrir com emoção a fotografia de Bob Marley nas paredes do meu quarto. Isto revela a importância deste cantor da Jamaica, estrela do reggae, ídolo da juventude, vitimado por um cancro há exactamente vinte anos.


Aprendi a conhecer Bob Marley na prisão de Evreux. Ao passar nas celas, havia a fotografia do cantor nas paredes. Alguns presos vestiam camisolas com o seu ídolo. Faziam-me ouvir a sua música encantadora. Chegaram a emprestar-me uma cassette para eu ganhar gosto por ela.

Bob Marley in concert  Lembro-me ainda da admiração deles por Bob Marley; "É um messias, um profeta da paz. É graças a ele que eu me aguento. Ele combate por nós. Tem o mesmo papel que Jesus para ti". 

Hoje ainda, Bob Marley é uma figura emblemática do combate não violento pela libertação dos povos negros.

   

 

     
   

No lar
da Mie de Pain 

sans abirs dans la salle d'attente 


Uma centena de jovens sem abrigo e alguns sem papéis ocuparam pacificamente o lar da Mie de Pain em Paris. O director, felizmente, não chamou a polícia para os expulsar.

Sans-papiers à Paris  Estes jovens vêm de Marrocos, da Tunísia, da Serra Leoa, da Guiné, da Lituânia, - e sobretudo da Argélia. O que reclamam? Uma habitação digna e duradoura assim como a análise do seu dossier. 

Passo a tarde com eles na sala grande da cave onde não entra nunca a luz do dia. Uma verdadeira prisão. Não têm outro lugar para onde ir. O dormitório só é acessível à noite. Vários dormem estendidos nos bancos de tal modo estão cansados. Durante a tarde, uma Associação vem trazer-lhes sanduiches. Como não comeram nada desde a manhã, apreciam. No meio daquela multidão, reparo num rapaz que estende um tapete pequeno e começa com muita seriedade a sua oração. Logo que termina, outro toma o seu lugar. Reza com o seu corpo sem se preocupar com o barulho. Não muito longe dele, na parede, há um grande crucifixo.

Todos estes muçulmanos estão muito ligados à prática religiosa. Não bebem álcool e verificam com cuidado a comida. A religião dá-lhes uma identidade e um reconhecimento que a sociedade, de momento, lhes recusa.
Sem demora, organiza-se uma Comissão de apoio e está prevista uma manifestação diante da Câmara de Paris.
da Mie de Pain : Organização destinada a apoiar os sem abrigo e que também serve refeições)

   

 

     
   
Flag of Quebec  No Quebec 
 
Robert Jolicoeur, sacerdote carismático muito conhecido no Quebec, ia festejar os 25 anos de sacerdócio em Sherbrook. Os amigos insistem comigo para participar nessa celebração. Era para Robert, dizem-me, um presente do céu!
 

à Sherbrook 

Jacques Gaillot et Robert Jolicoeur à Sherbrook, avril 2001 

Uns e outros fazem parte da "Evangelização 2000". Há alguns anos, um jovem leigo sentiu a necessidade de anunciar o Evangelho através dos media para atingir as pessoas.
Onde elas estão, de um modo particular os jovens.. Foi a origem da "Evangelização 2000", uma iniciativa da base, cheia de promessas apesar das dificuldades do percurso. Constituiu-se uma equipa muito empenhada com a paixão de comunicar e de comunicar a sua fé em Cristo na televisão e na rádio.

Durante a minha breve estadia no Quebec, foi uma alegria para mim ter-me associado ao seu trabalho e à sua paixão.
__________________________________________________________
    cliquez aussi notre site "LINK" sur les thèmes: Peine de mort, Enfants de Tchernobyl, Palestiniens ect...