Diário de Bordo: Julho 2000 

    Retorno a Evreux  O mistério Paulo 
    Solidariedade com Rémi  Sem Papeis de Lille 
    Bibliografia   
    Archivos  História de Partenia 
   
 

Partenia

Cartas

Diaro do Bordo

Catecisme

Retorno a Evreux

Em Janeiro de 95 um espectacular Pentecostes aconteceu no meio da tempestade e da urgência. E houve este do Jubileu, festa de fraternidade, celebrado numa brisa ligeira.
Dois Pentecostes ligados um ao outro. Entre os dois: uma maturação, um ultrapassar de dificuldades, uma abertura... Contemplando a multidão, eu dou graças pelo caminho percorrido
Eu não consigo terminar de saudar aqueles que me deram tanta felicidade. Como o maravilhoso bando de pombos que são portadores da paz, eu sai de Evreux, feliz por ver o Evangelho continuar o seu curso e produzir tantos frutos.
     
 

Retrospectiva

Archivo

Histoira

Link

E-mail

 

 

"O mistério Paulo"

Fui convidado por Abraham Segal, realizador deste filme, com Didier Sandre, para participar num debate com o Rabino Daniel Farhi, do Movimento Judeu Liberal de França. O filme é apaixonante. Qual é para os cristãos e para os judeus o significado da conversão de Paulo? Qual é o seu papel na fundação e na evolução do cristianismo?

Paulo é o apostolo paradoxal. Não deixa ninguém indiferente, desde Pasolini a Freud ou Nietzsche. Os judeus consideraram-no muitas vezes como um traidor e um inimigo. Hoje em dia, a sua visão mudou.

A sala de cinema está cheia. Os jovens são numerosos. O debate mostra os interesse de Paulo nos nossos dias. O apostolo é aquele que opera para lá da lei, que transpõe as barreiras culturais, sociais e religiosas para conseguir uma fraternidade sem fronteiras, evidenciando a igual dignidade dos seres humanos: " Não nem Judeus, nem Gregos, nem homem, nem mulher ... ". Ele continua para muitos a ser o apostolo da liberdade.

   

 

     
   

Solidariedade com Rémi

Eu participo com Rémi numa emissão da Europe 1. Ele tem 23 anos. Ele esteve empregado no Mac Donalds em Albi. Ele cometeu o erro de crer que hoje em dia, em França, podemos ser solidários com os menos favorecidos que nós. Por ter servido cinco cheeseburgers dos seus próprios cupões de refeição a uma senhora que pedia no seu estabelecimento. Rémi foi despedido "para exemplo" com um só motivo: "Falha séria por não respeitar o contrato de trabalho e o regulamento interno da empresa no que diz respeito à política de refeições".

Rémi vai passar para o "Tribunal des Prud'hommes" de Albi para contestar o seu despedimento abusivo. Com muitos outros, eu também o apoio. Para reivindicar mais que nunca o direito à ajuda e recusar que se instale uma falta de solidariedade.

O caso de Rémi não é isolado. A sua vitória será a de todos aqueles que se batem hoje em dia contra a precariedade e pelo respeito ao ser humano.

   

 

     
   

Sem Papeis de Lille

Nesta Segunda-feira de Pentecostes, sob o convite do Comité de defesa, vou visitar Sem Papeis que estão no seu 70º dia de greve de fome. Irei aos cinco hospitais pelos quais a prefeitura os dispersou: CHR de Lille, Seclin, Armantières, Roubaix e Tourcoing.

São 22 a acolher-me apesar da sua extrema fadiga. No decorrer da minha visita o perfeito fez-me saber que eles ansiavam reencontrar-me. Ele falou-me frente a frente. Ele está preocupado com esta situação e deu prova de humanidade para com estes Sem Papeis. Se eles pararem com a greve de fome, ele compromete-se a tomar em conta os seus dossiers. Ele pede-me para intervir junto deles. Mas estes 22 sem papeis aceitaram para depois de 70 dias por uma simples promessa? Eles já foram desapontados demasiadas vezes por promessas não cumpridas!

O primeiro a dar a sua resposta demonstrou bem o estado de espírito deles: " Diga ao Prefeito que eu sei que a minha saúde está arruinada, mas se ele quer verdadeiramente fazer um acto de humanidade, ele deve dar-me agora os meus papeis. O Prefeito quer-nos enganar, ele não nos dá nenhuma garantia sobre a nossa regularização, nem mesmo escrita".

Depois de ter visitado estes grevistas de fome, não pude esquecer as suas faces. Eles estão sem papeis mas não sem esperança. Eles estão sem força mas não sem determinação. A negociação prossegue dia após dia.